Estorno pontos avulsos
Se o seu cenário não permitir que o estorno de pontos seja feito de forma consistente você pode utilizar este endpoint. Leia as nossas recomendações abaixo.
Cenário
O objetivo do endpoint DebitarConsumidor documentado neste artigo é baixar/debitar uma quantidade de reais (R$) do consumidor especificado por você, via API do seu Programa de Fidelidade . Geralmente utiliza-se este endpoint em cenários que o cliente faz uma devolução de um único produto/serviço dentro de uma transação previamente pontuada.
Exemplo: Cliente foi pontuado em uma única transação no valor de R$ 56,00 e dentro deste pedido seu sistema contemplou 3 itens como segue abaixo:
Produto 1 - R$ 10,00
Produto 2 - R$ 20,00
Produto 3 - R$ 26,00
Total: R$ 56,00.
Caso seu cliente realize a devolução/cancelamento do produto 3, no valor de R$ 26,00, você poderia estornar toda a pontuação do cliente e pontuar novamente ou utilizar este endpoint DebitarConsumidor no valor do produto 3.
Recomendação
Nós sempre recomendamos que o estorno de pontos seja de forma centralizada utilizando o endpoint presente no link https://docs.fidelimax.com.br/pontuacao/pontuar, pois garante o estorno de forma consistente, porém se seu cenário não permitir a utilização do estorno consistente, utilize o estorno de pontos avulsos documentado neste artigo.
Dica: Sempre que utilizar este endpoint, indique a data do estorno em questão, sendo a mesma data das pontuações que você planeja estornar parcialmente, pois cabe a você garantir a integridade dos dados. O não cumprimento desta regra acarretará problemas em TODOS os relatórios gerenciais do programa de fidelidade.
Importante:
O uso indiscriminado deste endpoint acarreta na perda da consistência dos dados, portanto, a Fidelimax recomenda que o estorno de pontos, sempre que possível, seja realizado de forma centralizada utilizando o endpoint presente no link https://docs.fidelimax.com.br/pontuacao/pontuar, pois o sistema conseguirá garantir a integridade dos dados.
POST
https://api.fidelimax.com.brapi/Integracao/DebitarConsumidor
Exemplo no POSTMAN - https://www.postman.com/fidelimax/workspace/fidelimax-api-1-0/request/18773698-eff46235-5aed-47a3-b5d2-2bb41b82c345
Headers
Name | Type | Description |
---|---|---|
AuthToken* | string | Token de integração que esta na sua plataforma de controle em Integrações > API da Fidelimax > Quero Integrar. |
Content-Type | String | application/json |
Request Body
Name | Type | Description |
---|---|---|
cpf | string | CPF do Consumidor. Campo obrigatório se os campos cartão, telefone não forem enviados |
cartao | string | Cartão que pode ser vinculado ao consumidor. Campo obrigatório se os campos cpf, telefone não forem enviados |
telefone | string | Telefone do Consumidor, formato (11)99999-9999. Campo obrigatório se os campos cpf, cartao não forem enviados |
debito_reais* | number | Quantidade de Reais a serem estornados como pontos |
descricao_estorno* | string | Descrição do motivo de estorno da pontuação, esse campo deve conter no máx 50 carácteres. |
data | string | A data é referente ao mesmo dia em que a pontuação de crédito para o consumidor foi feita na plataforma de fidelidade, essa data é utilizada para todos os relatórios gerenciais do sistema e não para checar os pontos em si. Cabe a você garantir essa consistência, se a data não for preenchida o estorno será a data em que a requisição for feita. O formato deve ser dia/mês/ano (dd/mm/yyyy) |
Atenção: Reforçamos a recomendação, como melhor prática, da utilização do estorno realizado de forma consistente pelo endpoint presente no link abaixo, utilize o endpoint acima apenas em casos pontuais. https://docs.fidelimax.com.br/pontuacao/pontuar
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