Estorno pontos avulsos

Se o seu cenário não permitir que o estorno de pontos seja feito de forma consistente você pode utilizar este endpoint. Leia as nossas recomendações abaixo.

Cenário

O objetivo do endpoint DebitarConsumidor documentado neste artigo é baixar/debitar uma quantidade de reais (R$) do consumidor especificado por você, via API do seu Programa de Fidelidade . Geralmente utiliza-se este endpoint em cenários que o cliente faz uma devolução de um único produto/serviço dentro de uma transação previamente pontuada.

Exemplo: Cliente foi pontuado em uma única transação no valor de R$ 56,00 e dentro deste pedido seu sistema contemplou 3 itens como segue abaixo:

Produto 1 - R$ 10,00 Produto 2 - R$ 20,00 Produto 3 - R$ 26,00 Total: R$ 56,00.

Caso seu cliente realize a devolução/cancelamento do produto 3, no valor de R$ 26,00, você poderia estornar toda a pontuação do cliente e pontuar novamente ou utilizar este endpoint DebitarConsumidor no valor do produto 3.

Recomendação

Nós sempre recomendamos que o estorno de pontos seja de forma centralizada utilizando o endpoint presente no link https://docs.fidelimax.com.br/pontuacao/pontuar, pois garante o estorno de forma consistente, porém se seu cenário não permitir a utilização do estorno consistente, utilize o estorno de pontos avulsos documentado neste artigo.

Dica: Sempre que utilizar este endpoint, indique a data do estorno em questão, sendo a mesma data das pontuações que você planeja estornar parcialmente, pois cabe a você garantir a integridade dos dados. O não cumprimento desta regra acarretará problemas em TODOS os relatórios gerenciais do programa de fidelidade.

Importante:

O uso indiscriminado deste endpoint acarreta na perda da consistência dos dados, portanto, a Fidelimax recomenda que o estorno de pontos, sempre que possível, seja realizado de forma centralizada utilizando o endpoint presente no link https://docs.fidelimax.com.br/pontuacao/pontuar, pois o sistema conseguirá garantir a integridade dos dados.

POST https://api.fidelimax.com.brapi/Integracao/DebitarConsumidor

Exemplo no POSTMAN - https://www.postman.com/fidelimax/workspace/fidelimax-api-1-0/request/18773698-eff46235-5aed-47a3-b5d2-2bb41b82c345

Headers

NameTypeDescription

AuthToken*

string

Token de integração que esta na sua plataforma de controle em Integrações > API da Fidelimax > Quero Integrar.

Content-Type

String

application/json

Request Body

NameTypeDescription

cpf

string

CPF do Consumidor. Campo obrigatório se os campos cartão, telefone não forem enviados

cartao

string

Cartão que pode ser vinculado ao consumidor. Campo obrigatório se os campos cpf, telefone não forem enviados

telefone

string

Telefone do Consumidor, formato (11)99999-9999. Campo obrigatório se os campos cpf, cartao não forem enviados

debito_reais*

number

Quantidade de Reais a serem estornados como pontos

descricao_estorno*

string

Descrição do motivo de estorno da pontuação, esse campo deve conter no máx 50 carácteres.

data

string

A data é referente ao mesmo dia em que a pontuação de crédito para o consumidor foi feita na plataforma de fidelidade, essa data é utilizada para todos os relatórios gerenciais do sistema e não para checar os pontos em si. Cabe a você garantir essa consistência, se a data não for preenchida o estorno será a data em que a requisição for feita. O formato deve ser dia/mês/ano (dd/mm/yyyy)

{    
    "nome": "Consumidor 1",
    "documento": "123456789",
    "telefone": "111111111",   
    "saldo_pre_estorno": 90,
    "pontos_estornados": 10,
    "CodigoResposta": 100,
    "MensagemErro": ""
}

Atenção: Reforçamos a recomendação, como melhor prática, da utilização do estorno realizado de forma consistente pelo endpoint presente no link abaixo, utilize o endpoint acima apenas em casos pontuais. https://docs.fidelimax.com.br/pontuacao/pontuar

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